Do que as gestantes e as novas mães realmente precisam?

 

baby panda

toddler pandaQuem é leitora do blog sabe que tenho opiniões e convicções, sendo que a mais forte de todas é a liberdade: acho que toda mulher deveria se sentir segura para tomar as próprias decisões, sempre que possível baseadas em uma clara noção das consequências e motivações das mesmas. Isso vale para o parto, a amamentação, as rotinas de cuidados e afeto, o equilíbrio entre todos os aspectos da vida.

Infelizmente, vejo que as necessidades e perfis individuais das famílias não costumam ser levados em conta nos cursos de preparação para a maternidade. Em geral, ensina-se uma maneira de fazer as coisas, as mães são infantilizadas, os pais praticamente ignorados e nem sempre o que é ensinado é baseado em evidências, o que acaba gerando consequências inesperadas. Para complicar ainda mais a situação, falta uma continuidade de contato e uma rede de apoio para as novas famílias após o nascimento. Na Inglaterra, por exemplo, os grupos de apoio permanecem unidos após o parto, representando uma fonte de suporte e bem estar para as novas mães e também para os pais.

Com alguns parceiros escolhidos a dedo, o meu plano é inaugurar um modelo novo de curso preparatório para gestantes e suas famílias, onde não exista “mãezinha” nem “expert”, e sim boas informações, planejamento inteligente e sob medida, apoio e escolhas conscientes.

Mas, para que seja realmente proveitoso, gostaria de pedir a sua ajuda e entender as suas necessidades reais. Portanto, se puder dispor de dez a vinte minutinhos do seu tempo, ficarei muito grata.

  • Se você estiver grávida, clique AQUI e responda ao questionário sobre a preparação para a chegada do bebê.
  • Se você já tem filhos, por favor responda o questionário acima (se quiser e se a memória dessa fase estiver fresca na cabeça) e, especialmente, o questionário sobre a vida após a chegada do bebê, clicando AQUI.
  • Se puder encaminhar os links a amigas gestantes e recém-mães ou compartilhar esse post, melhor ainda!

Prometo atualizá-los com as novidades assim que possível. Enquanto isso, fiquem com o meu sincero “obrigada” e com esse slideshow de fofices ;)

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Do que as gestantes e as novas mães realmente precisam?

  1. simone

    Boa tarde, me chamo Simone, nem sei se devo me comunicar, tirar dúvidas por aqui, enfim, o meu desespero me pede para fazê-lo, sou mãe pela primeira vez a um mês, meu bebê nasceu dia 03 de outubro e desde de então fazem mais de trinta dias que não durmo, ele acorda de hora em hora pq viciou no peito como chupeta, ah sim, ele odeia chupeta, ele acorda gritando, dou o peito a ele assim ele pega por menos de 2 minutos e volta a dormir, e isso é a noite e o dia todo, estou desesperada pq cometi esse erro e agora não sei como faço, pq se não dou o seio a ele o mesmo grita forte, acordando a casa e moro com minha sogra de 80 anos não posso deixá-lo incomoda-la assim. Alguém pode me ajudar?? Por favor

    • Oi, é assim mesmo! bebês pequenos mamam toda hora e não estão “viciados no peito”, estão só fazendo o que vieram no mundo para fazer (nesse primeiro instante – mais tarde ele fará milhares de outras coisas). Te mandei uma resposta mais completa por email. Sou solidária. O puerpério é punk. Bebês exigem muito. É difícil. Mas logo logo ele vai começar a espaçar as mamadas. Vai dar certo. Abraço, Clarissa.

  2. samantha

    você sumiu….

Deixe um comentário