Uma introdução às fraldas de pano modernas (Parte 1)

Dizer que sou fã das fraldas laváveis é pouco: por motivos estéticos e ecológicos, tenho uma verdadeira paixão por elas (veja a minha declaração de amor aqui). Mas reconheço que, para as não iniciadas, o universo das fraldas de pano parece impenetrável e assustador. Como funcionam? Por que tantos tipos? Como será o ritual de lavagem das fraldas? (E o cocô, meu Deus?!)

Este post, então, é uma tentativa de indicar o caminho das pedras para quem tem curiosidade e interesse em explorar o universo das fraldas de pano (daqui pra frente usarei a sigla FP, ok?). Só uma advertência: Cuidado, pode ser um caminho sem volta!

A Parte 1 será um resumo dos diferentes tipos de FP no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

À moda antiga: fralda tradicional + fixa-fralda ou alfinete + capa impermeável ou calça plástica
Trata-se de um quadrado de algodão fino (a fralda), dobrado até ficar no tamanho e formato certos, fixado com um aflinete ou fixa-fralda (veja a foto), e depois coberto por uma capa ou calça plástica impermeável.
Vantagens: econômico, fácil de lavar, seca rápido
Desvantagens: requer prática para dobrar, demora (2 etapas), capas precisam ser compradas por tamanho, método visto como antigo, sem charme
Marcas nacionais: Cremer (fralda) /Lolly (fixa-fralda) / Chumbinho (calça plástica)
Marcas importadas: OsoCozy e Diaper Rite (flat diaper – ver também prefold) / Snappi / Thirsties, Bummis, Gen-Y  (cover)


Versátil e à prova de vazamentos: fralda ajustada + capa impermeável
A fralda, que pode ser de algodão, bambu, cânhamo ou uma combinação de materiais, é costurada em formato de fralda com botões ou velcro para fechar. Por não ser impermeável, é necessário colocar uma capa por cima. Pode-se usar absorventes extras para aumentar o poder de absorção.
Vantagens: absorvente, fácil de vestir, lindas estampas, simples de lavar, pode ser usada sem capa (em casa)
Desvantagens: colocada em 2 etapas, volumosa, geralmente comprada por tamanho
Marcas nacionais: Mamãe Natureza, Ninho da Coruja (fraldas)/ Chiquita Bacana, Fralda Madrinha, Mamãe Natureza, Ninho da Coruja (capas)
Marcas importadas: Kissaluvs, Bamboozle, Blueberry, Kiwi Pie, Sustainablebabyish, Imse Vimse (fitted diapers)

Fresquinha e compacta: Capa de algodão com suporte + recheio
A capa, nesse caso, parece uma calcinha de algodão, em que se afixa um suporte de plástico. Dentro desse suporte, coloca-se um recheio, que pode ser uma fralda tradicional dobrada ou um bolsinho de tecido que mantém a sensação de “sempre seco” recheado com panos de algodão ou microfibra. Fecha com velcro.
Vantagens: pouco volumosa, simples de colocar, fresquinha, possibilidade de trocar só o recheio e reutilizar a capa e o suporte, estampas bonitas
Desvantagens: comprada por tamanho, pode vazar se for mal ajustada, menos absorvente que outros estilos
Marcas nacionais: Efral, Mamãe Natureza, Morada da Floresta
Marca importada: gDiapers

Prática e absorvente: Fralda com bolso (ou Pocket)
Como a ajustada, a fralda com bolso tem o formato inteligente e é ajustada com botões ou velcro. O diferencial é o material impermeável (geralmente a camada externa) e o bolso na parte interna para colocar absorventes ou recheios. Fora a etapa de rechear a fralda, ela é tão simples de colocar quanto uma fralda descartável.
Vantagens: super absorvente, fácil de colocar, camada sempre seca na parte interna, tamanho único
Desvantagens: “usou, lavou”, precisa tirar o recheio antes de jogar na máquina, volumosa, mais cara
Marcas nacionais: Chiquita Bacana, Dipano, Fio da Terra, Fralda Bonita, Fralda Madrinha, Morada da Floresta
Marcas importadas: BumGenius, Fuzzibunz, Charlie Banana, Blueberry, Rumparooz, Popolini

Mais simples impossível: Fralda tudo-em-um (ou AIO)
Como diz o nome, essa fralda, como uma descartável, é uma peça única: ou seja, ela tem tudo para deixar o bebê seco e confortável sem requerer muito esforço da sua parte. Sujou? É só tirar e jogar no balde para lavar depois.
Vantagens: qualquer um consegue pôr (até os mais resistentes às fraldas de pano, como os cuidadores do berçário, geralmente não se opõem), costumam ser tamanho único e possuir camada sempre seca
Desvantagens: “usou, lavou”, demora muito para secar, mais cara
Marcas nacionais: Fralda Bonita, Morada da Floresta
Marcas importadas: GroVia, BumGenius, Imse Vimse, TotsBots Easyfit

Na Parte 2 escreverei sobre as principais dúvidas relacionadas à lavagem das fraldinhas e o dia a dia de quem optou pelas fraldas de pano. Até breve!

9 Comentários

Arquivado em Uncategorized

9 Respostas para “Uma introdução às fraldas de pano modernas (Parte 1)

  1. Patrícia

    Experimentei!
    Mas foi muuuito mais difícil d achar pra comprar do q eu imaginava… rs
    Acabei não adotando, mas achei maravilhoso pra uso com xixi ou cocô bolinha!
    Mas no caso do cocô mais pastoso é bem mais trabalhosa, e acabei desistindo… pq isso é algo q não temos como prever, e eu fui muito mais premiada nesse último caso qdo estava testando… rs
    Agora pra sair, não adianta: na prática, a descartável acaba vencendo sem sombra d dúvida!
    Acho q vou usar ainda a d pano, mas vou esperar minha filha começar a pelo menos avisar o q quer fazer… assim vai me ajudar bem mais!

  2. Lorena

    Olá, já li muito sobre fraldas de pano e quero muito utilizar, mas minhas maiores dúvidas são sobre que marca comprar pois algumas como a Dipano parecem mais práticas e outras que tem muitas opções acabo me atrapalhando um pouco. Gostaria de saber o que vc me sugere, estou grávida de 6 meses e querendo comprar, mas não sei qual vai poder me ajudar desde o nascimento até o desfralde.
    Obrigada pela ajuda.

    • Oi Lorena, obrigada pelo comentário e parabéns por ter escolhido esse caminho mais ecológico :) Sobre sua pergunta, é mesmo difícil escolher! Tenho duas sugestões:
      1. procura conhecer outras famílias que usam FP na sua cidade, indo a uma fraldada. Assim, vc poderá manusear as fraldas, conversar com as mães e ver qual se adequa mais.
      2. invista em 2 ou 3 fraldas de cada marca/ estilo, para ver qual funciona melhor para você e cabe melhor no bebê. Sugiro que você experimente as seguintes marcas: eFral, Chiquita Bacana, Fralda Madrinha, Morada da Floresta e Dipano.
      Acho que a Renata do Espaço Mamífera poderia te orientar melhor. Você já conhece o site dela?
      boa sorte e qualquer coisa, me fala. Abraço!

  3. Susane Mendonça

    Adorei encontrar esse espaço … depois de 10 anos vou começar de novo e fiquei muito feliz por descobrir essa possibilidade antes do meu filho nascer .Estou há uma semana em contato com essa novidade na cabeça e não paro de pesquisar . Estou segura da minha escolha mas ainda muito confusa em como investir nas compras .Ele já está qse … entre 12 e 20 /05 ele chega !
    Encomendei um kit degustação da Dipano,vou fazer outras com uma amiga e entrei em contato com uma prima que vai comprar algumas nos EUA .Dos modelos importados o que vc me recomenda ? pensei em investir em alguns forrinhos bem absorventes que não temos por aqui , principalmente pra usar de noite .O que vc acha ?

    • Susane, obrigada pelo comentário e desculpe a demora! Você já sabe qual tipo você vai querer? AIO (tudo em um), pocket (bolso), AI2 (em duas partes) ou fralda sem absorção/cremer + capa? De AIO, eu recomendo a TotsBots (é inglesa, mas dá pra achar nos EUA), BumGenius Elemental (de algodão orgânico) ou Swaddlebees Simplex [em ordem de preferência, para mim]. Pockets, acho que você pode apostar com segurança nas marcas BumGenius 4.0, FuzziBunz ou Blueberry. AI2 eu recomendo GroVia, Flip ou BestBottom. Para as fitteds (fraldas sem impermeável), o custo benefício é menor, porque são caras… mas são ótimas opções noturnas: Sustainable Babyish, Kiwi Pie e TotsBots Bamboozle são todas muito elogiadas. Para capas, tem Thirsties Duo, Blueberry e as marcas indicadas para AI2.
      Com certeza vale a pena comprar absorventes extras (inserts, boosters ou doublers). Eu sugiro as Thirsties, pois tem uns coloridos lindos com ótimo custo-benefício, ou Kissaluvs (muito macios). É legal experimentar os de bamboo e hemp (cânhamo) também, se quiser. Super barato e fáceis de lavar, são os prefolds ou flats (tipo Cremer), que podem ser usados como fraldas ou absorventes. Eu sempre compro na Diaper Junction porque ouvi dizer que a marca deles Diaper Rite é muito boa e acho o serviço de entrega excelente. Boa sorte e depois volta pra me contar quais vocês comprou :) Abraço, Clarissa
      p.s. já nasceu?

      • Susane Mendonça

        Super obrigada Clarissa !
        O Pedro nasceu dia 10/05.Estou ansiosa por começar a usar as fp nele … só mais umas graminhas e ele já vai estar cabendo nelas .Ele nasceu um cisquinho de gente… mas o leitinho nosso de cada dia já está fazendo efeito .
        Grande abraço
        Susane

  4. Elisa

    Estou grávida e comprei umas fraldinhas pra testar. Moro na Europa e aí vai as primeiras impressoes.
    Totsbots AIO: a de botao de pressao parece que vai rasgar (o tecido impermeável é bem fininho), o esquema de botar a “lingua” do insert pra dentro é meio estranho, o recheio parece que segura mesmo e me parece agradável ao bumbum, estampas lindas. Ca. 20 euros.
    BumGenius AIO: material externo mais robusto, a mais prática, sao famosas, mas o material interno nao me pareceu muito absorvente. 23 EUR.
    PopIn: recheio parece ser bom, recheio destacável preso por dentro com botao de pressao que já li que pode machucar a crianca, dá pra ser usada só como capa, design me pareceu a prova de vazamento e acho que dá pra usar pra nadar. Uns 20 euros.
    Genérica pocket (comparando com fotos da Dipano achei parecidíssima): gostei do material externo (é peludinha e de vaquinha…ohn), o recheio parece bom, dá pra ser usada de capa. Comprei outra pocket de marca desconhecida e essas sairam coisa de 13 euros.
    Meu marido gostou muito da idéia das com capa (pra nao precisar lavar tudo) e acho que vou encomendar umas fited da Totsbots Bamboozle num set (mais vantajoso financeiramente).

  5. mariluce

    oi moro em santa maria rs ,como faço para conseguir compra essas calças plásticas?

Deixe um comentário

