Dizer que sou fã das fraldas laváveis é pouco: por motivos estéticos e ecológicos, tenho uma verdadeira paixão por elas (veja a minha declaração de amor aqui). Mas reconheço que, para as não iniciadas, o universo das fraldas de pano parece impenetrável e assustador. Como funcionam? Por que tantos tipos? Como será o ritual de lavagem das fraldas? (E o cocô, meu Deus?!)
Este post, então, é uma tentativa de indicar o caminho das pedras para quem tem curiosidade e interesse em explorar o universo das fraldas de pano (daqui pra frente usarei a sigla FP, ok?). Só uma advertência: Cuidado, pode ser um caminho sem volta!
A Parte 1 será um resumo dos diferentes tipos de FP no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
À moda antiga: fralda tradicional + fixa-fralda ou alfinete + capa impermeável ou calça plástica
Trata-se de um quadrado de algodão fino (a fralda), dobrado até ficar no tamanho e formato certos, fixado com um aflinete ou fixa-fralda (veja a foto), e depois coberto por uma capa ou calça plástica impermeável.
Vantagens: econômico, fácil de lavar, seca rápido
Desvantagens: requer prática para dobrar, demora (2 etapas), capas precisam ser compradas por tamanho, método visto como antigo, sem charme
Marcas nacionais: Cremer (fralda) /Lolly (fixa-fralda) / Chumbinho (calça plástica)
Marcas importadas: OsoCozy e Diaper Rite (flat diaper – ver também prefold) / Snappi / Thirsties, Bummis, Gen-Y (cover)
Versátil e à prova de vazamentos: fralda ajustada + capa impermeável
A fralda, que pode ser de algodão, bambu, cânhamo ou uma combinação de materiais, é costurada em formato de fralda com botões ou velcro para fechar. Por não ser impermeável, é necessário colocar uma capa por cima. Pode-se usar absorventes extras para aumentar o poder de absorção.
Vantagens: absorvente, fácil de vestir, lindas estampas, simples de lavar, pode ser usada sem capa (em casa)
Desvantagens: colocada em 2 etapas, volumosa, geralmente comprada por tamanho
Marcas nacionais: Mamãe Natureza, Ninho da Coruja (fraldas)/ Chiquita Bacana, Fralda Madrinha, Mamãe Natureza, Ninho da Coruja (capas)
Marcas importadas: Kissaluvs, Bamboozle, Blueberry, Kiwi Pie, Sustainablebabyish, Imse Vimse (fitted diapers)
Fresquinha e compacta: Capa de algodão com suporte + recheio
A capa, nesse caso, parece uma calcinha de algodão, em que se afixa um suporte de plástico. Dentro desse suporte, coloca-se um recheio, que pode ser uma fralda tradicional dobrada ou um bolsinho de tecido que mantém a sensação de “sempre seco” recheado com panos de algodão ou microfibra. Fecha com velcro.
Vantagens: pouco volumosa, simples de colocar, fresquinha, possibilidade de trocar só o recheio e reutilizar a capa e o suporte, estampas bonitas
Desvantagens: comprada por tamanho, pode vazar se for mal ajustada, menos absorvente que outros estilos
Marcas nacionais: Efral, Mamãe Natureza, Morada da Floresta
Marca importada: gDiapers
Prática e absorvente: Fralda com bolso (ou Pocket)
Como a ajustada, a fralda com bolso tem o formato inteligente e é ajustada com botões ou velcro. O diferencial é o material impermeável (geralmente a camada externa) e o bolso na parte interna para colocar absorventes ou recheios. Fora a etapa de rechear a fralda, ela é tão simples de colocar quanto uma fralda descartável.
Vantagens: super absorvente, fácil de colocar, camada sempre seca na parte interna, tamanho único
Desvantagens: “usou, lavou”, precisa tirar o recheio antes de jogar na máquina, volumosa, mais cara
Marcas nacionais: Chiquita Bacana, Dipano, Fio da Terra, Fralda Bonita, Fralda Madrinha, Morada da Floresta
Marcas importadas: BumGenius, Fuzzibunz, Charlie Banana, Blueberry, Rumparooz, Popolini
Mais simples impossível: Fralda tudo-em-um (ou AIO)
Como diz o nome, essa fralda, como uma descartável, é uma peça única: ou seja, ela tem tudo para deixar o bebê seco e confortável sem requerer muito esforço da sua parte. Sujou? É só tirar e jogar no balde para lavar depois.
Vantagens: qualquer um consegue pôr (até os mais resistentes às fraldas de pano, como os cuidadores do berçário, geralmente não se opõem), costumam ser tamanho único e possuir camada sempre seca
Desvantagens: “usou, lavou”, demora muito para secar, mais cara
Marcas nacionais: Fralda Bonita, Morada da Floresta
Marcas importadas: GroVia, BumGenius, Imse Vimse, TotsBots Easyfit
Na Parte 2 escreverei sobre as principais dúvidas relacionadas à lavagem das fraldinhas e o dia a dia de quem optou pelas fraldas de pano. Até breve!
Experimentei!
Mas foi muuuito mais difícil d achar pra comprar do q eu imaginava… rs
Acabei não adotando, mas achei maravilhoso pra uso com xixi ou cocô bolinha!
Mas no caso do cocô mais pastoso é bem mais trabalhosa, e acabei desistindo… pq isso é algo q não temos como prever, e eu fui muito mais premiada nesse último caso qdo estava testando… rs
Agora pra sair, não adianta: na prática, a descartável acaba vencendo sem sombra d dúvida!
Acho q vou usar ainda a d pano, mas vou esperar minha filha começar a pelo menos avisar o q quer fazer… assim vai me ajudar bem mais!
Olá, já li muito sobre fraldas de pano e quero muito utilizar, mas minhas maiores dúvidas são sobre que marca comprar pois algumas como a Dipano parecem mais práticas e outras que tem muitas opções acabo me atrapalhando um pouco. Gostaria de saber o que vc me sugere, estou grávida de 6 meses e querendo comprar, mas não sei qual vai poder me ajudar desde o nascimento até o desfralde.
Obrigada pela ajuda.
Oi Lorena, obrigada pelo comentário e parabéns por ter escolhido esse caminho mais ecológico :) Sobre sua pergunta, é mesmo difícil escolher! Tenho duas sugestões:
1. procura conhecer outras famílias que usam FP na sua cidade, indo a uma fraldada. Assim, vc poderá manusear as fraldas, conversar com as mães e ver qual se adequa mais.
2. invista em 2 ou 3 fraldas de cada marca/ estilo, para ver qual funciona melhor para você e cabe melhor no bebê. Sugiro que você experimente as seguintes marcas: eFral, Chiquita Bacana, Fralda Madrinha, Morada da Floresta e Dipano.
Acho que a Renata do Espaço Mamífera poderia te orientar melhor. Você já conhece o site dela?
boa sorte e qualquer coisa, me fala. Abraço!
Adorei encontrar esse espaço … depois de 10 anos vou começar de novo e fiquei muito feliz por descobrir essa possibilidade antes do meu filho nascer .Estou há uma semana em contato com essa novidade na cabeça e não paro de pesquisar . Estou segura da minha escolha mas ainda muito confusa em como investir nas compras .Ele já está qse … entre 12 e 20 /05 ele chega !
Encomendei um kit degustação da Dipano,vou fazer outras com uma amiga e entrei em contato com uma prima que vai comprar algumas nos EUA .Dos modelos importados o que vc me recomenda ? pensei em investir em alguns forrinhos bem absorventes que não temos por aqui , principalmente pra usar de noite .O que vc acha ?
Susane, obrigada pelo comentário e desculpe a demora! Você já sabe qual tipo você vai querer? AIO (tudo em um), pocket (bolso), AI2 (em duas partes) ou fralda sem absorção/cremer + capa? De AIO, eu recomendo a TotsBots (é inglesa, mas dá pra achar nos EUA), BumGenius Elemental (de algodão orgânico) ou Swaddlebees Simplex [em ordem de preferência, para mim]. Pockets, acho que você pode apostar com segurança nas marcas BumGenius 4.0, FuzziBunz ou Blueberry. AI2 eu recomendo GroVia, Flip ou BestBottom. Para as fitteds (fraldas sem impermeável), o custo benefício é menor, porque são caras… mas são ótimas opções noturnas: Sustainable Babyish, Kiwi Pie e TotsBots Bamboozle são todas muito elogiadas. Para capas, tem Thirsties Duo, Blueberry e as marcas indicadas para AI2.
Com certeza vale a pena comprar absorventes extras (inserts, boosters ou doublers). Eu sugiro as Thirsties, pois tem uns coloridos lindos com ótimo custo-benefício, ou Kissaluvs (muito macios). É legal experimentar os de bamboo e hemp (cânhamo) também, se quiser. Super barato e fáceis de lavar, são os prefolds ou flats (tipo Cremer), que podem ser usados como fraldas ou absorventes. Eu sempre compro na Diaper Junction porque ouvi dizer que a marca deles Diaper Rite é muito boa e acho o serviço de entrega excelente. Boa sorte e depois volta pra me contar quais vocês comprou :) Abraço, Clarissa
p.s. já nasceu?
Super obrigada Clarissa !
O Pedro nasceu dia 10/05.Estou ansiosa por começar a usar as fp nele … só mais umas graminhas e ele já vai estar cabendo nelas .Ele nasceu um cisquinho de gente… mas o leitinho nosso de cada dia já está fazendo efeito .
Grande abraço
Susane
Estou grávida e comprei umas fraldinhas pra testar. Moro na Europa e aí vai as primeiras impressoes.
Totsbots AIO: a de botao de pressao parece que vai rasgar (o tecido impermeável é bem fininho), o esquema de botar a “lingua” do insert pra dentro é meio estranho, o recheio parece que segura mesmo e me parece agradável ao bumbum, estampas lindas. Ca. 20 euros.
BumGenius AIO: material externo mais robusto, a mais prática, sao famosas, mas o material interno nao me pareceu muito absorvente. 23 EUR.
PopIn: recheio parece ser bom, recheio destacável preso por dentro com botao de pressao que já li que pode machucar a crianca, dá pra ser usada só como capa, design me pareceu a prova de vazamento e acho que dá pra usar pra nadar. Uns 20 euros.
Genérica pocket (comparando com fotos da Dipano achei parecidíssima): gostei do material externo (é peludinha e de vaquinha…ohn), o recheio parece bom, dá pra ser usada de capa. Comprei outra pocket de marca desconhecida e essas sairam coisa de 13 euros.
Meu marido gostou muito da idéia das com capa (pra nao precisar lavar tudo) e acho que vou encomendar umas fited da Totsbots Bamboozle num set (mais vantajoso financeiramente).
Obrigada pelo comentário, Elisa! Eu tenho várias TotsBots Easyfit (AIO) e conheço muitos pais que aprovaram. Depois quero saber as suas impressões de usuária :) Abraço!
oi moro em santa maria rs ,como faço para conseguir compra essas calças plásticas?